A musculação é um treino de força que consiste no levantamento de pesos, seja com halteres ou aparelhos específicos. Seu objetivo é a hipertrofia dos músculos.

Porém, a boa execução dos exercícios e alguns truques fazem a diferença para obter melhores resultados. E, assim, explica o porquê de seu amigo, que começou a fazer exercícios na mesma época que você, já estar com o corpo bem mais definido.

Especialistas comentam, portanto, os benefícios da musculação para além da massa muscular e também dicas para obter melhores resultados e cuidados necessários para não prejudicar a saúde.

Curiosidades
A musculação não atrapalha o crescimento Muita gente acha que a musculação na adolescência pode retardar o crescimento de uma pessoa, e esse é visto como o principal problema. No entanto, isso não é verdade e não existem provas científicas que comprovem.
A musculação pode ajudar na paralisia cerebral Segundo a Academia Americana de Pediatria e Sociedade Americana de Ortopedia, a musculação quando iniciada desde cedo pode aumentar o bem-estar mental em crianças com paralisia cerebral, além de desenvolver a coordenação motora.
A musculação para adolescentes é mais light Para que a musculação na adolescência seja algo benéfico, os treinos precisam ser mais lúdicos, acompanhados por um profissional, e devem respeitar o condicionamento físico e as limitações do biotipo de cada aluno.
A idade certa para começar depende da maturidade física Cada pessoa atinge a maturidade física em diferentes fases da vida. O ideal para começar a musculação é por volta dos 13 aos 16 anos de idade, quando os meninos passam pelo estirão e as meninas, pela menarca.